quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PROJETO: SALADA DE FRUTAS



 Para a culminância do projeto:¨SAÚDE¨, o maternal 01 da Tia Elisa , preparou uma linda apresentação. As crianças dançaram e cantaram a música: ¨Salada de frutas¨ da XUXA.
Nossos pequenos já sabem que para crescer forte e saudável é necessário ter uma boa alimentação!

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Aprendendo brincando!

As crianças da turma do maternal 03 de tia Dani Rangel tiveram uma experiência super legal. Foi proporcionado as crianças quatro momentos na brincadeira, primeiro ela deveria se sujar com trigo seco, no segundo deveria procurar no trigo com água pecinhas coloridas, no terceiro uma piscina com água e bucha para as crianças se limparem e no quarto para finalizar tinha vários tipos de tecidos com diferentes texturas para que as crianças possam secar o corpo.
As crianças adoram esta experiência, que foi de grande valia para trabalhar a percepção tátil. O tato corresponde a um sentido amplamente utilizado pelo ser humano, muitas vezes de maneira inconsciente e automática. A atividade objetiva proporcionar ao aluno a oportunidade de vivenciar o tato com objetos presentes em seu cotidiano.

SEXTA CULTURAL -¨CARROSSEL¨

A turma 31 embarcou na alegria do programa de televisão ¨Carrossel¨ na apresentação da sexta cultural. As crianças interpretaram seus personagens preferidos e juntos com os alunos a professora Helena vivenciada pela aluna Penélope participou dessa aventura. O cenário da sala de aula fez parte dessa apresentação que envolveu música, teatro e dança.
As crianças apresentaram também, uma música mostrando um pouco do conhecimento construído com o projeto¨SAÚDE EU QUERO +¨.
As meninas e os meninos demonstraram muita dedicação nessa divertida apresentação cultural.

JOGO DA MEMÓRIA

As crianças do 1°período 11 da professora Patrícia, divertiram-se e aprenderam bastante com o jogo da memória.
Para Vygotsky, “a brincadeira cria uma zona de desenvolvimento proximal favorecendo e permitindo que suas ações ultrapassem o desenvolvimento real já alcançado permitindo-lhe novas possibilidades de ação sobre o mundo”.
O importante é proporcionar aos alunos situações de aprendizagens que os estimulem e os induzam na busca do conhecimento através de atividades diferenciadas.

VARAL DAS LETRINHAS

O MATERNAL 01 da Tia Elisa, montou um varal cheio de letrinhas e cada criança montou o seu nome no varal. As crianças quando conseguiam montar o nome ficavam felizes e comemoravam.
Na educação infantil podemos trabalhar de forma prazerosa, pois este espaço necessita do lúdico para que a aprendizagem ocorra. Segundo Soares (2009) as crianças orientadas e incentivadas por meio de práticas lúdicas, evoluem rapidamente em direção ao nível alfabético.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

APRENDENDO OS NUMERAIS!

A matemática está presente no nosso dia a dia e o mundo nos oferece várias situações que favorecem o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, o planejamento de estratégias, a criatividade e outros.
Segundo o PCN, a função do ensino de Matemática consiste em ajudar na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção do conhecimento em outras áreas curriculares (BRASIL, 2000, p. 29).
Desta forma, o 1º período 16 está aprendendo de uma forma muito divertida os numerais! Para isso, andaram no tapete da percepção dos numerais 1, 2 e 3, pois trabalhar a contagem dos números, sua posição e função de uma forma lúdica constituem-se em um valioso instrumento para o ensino-aprendizagem.

TEATRO MADRE MAZZARELLO

Conhecendo mais um pouco sobre as histórias dos fundadores da Comunidade Salesiana, as crianças da turma 34 e 35 apresentaram um lindo teatro com algumas partes da vida de Maria Mazzarello. Uma grande educadora que dedicou a sua vida para cuidar das meninas e que hoje o seu trabalho continua através das irmãs nas casas salesianas espalhadas pelo mundo inteiro.