terça-feira, 28 de agosto de 2012

Expoart - CENSA 2012

No domingo dia 26/08/2012 o CENSA abriu a visitação para mais uma Expo Art! Esse ano os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio buscaram inspiração na obra do grande artista brasileiro, da cidade de Brodósqui, SP, Cândido Portinari.
Nossos artistas mirins embarcam em uma viagem de cores e formas modernistas da obra de Portinari.

A ExpoArt é a culminância de todo um trabalho que envolve as crianças e professores no universo da arte. Primeiramente as crianças conhecem o artista plástico, sua história e fazem uma análise de suas obras! Esse processo de familiarização e contato com a história do autor sensibiliza as crianças e desperta nelas o interesse de também criar e expressar em seus desenhos suas preferências e sentimentos. Só depois as crianças pegam no pincel, giz de cera, tintas e materiais de criação. Através de experimentação e da criação de vários desenhos no papel canson, vão fazendo uma espécie de refinamento de suas obras. após essa etapa partem para a criação nas telas. Sem interferir no traço artístico, cada criança  é livre para a criação diante de uma releitura  inspirada nas obras do artista. Várias técnicas são utilizadas como pintura, decoupage (recorte de gravuras), mosaicos, massa corrida, patchwork (trabalho com retalho),  confeccionados em  figuras como gangorras, petecas, pipas, bonecos, espantalhos, o que acaba surpreendendo e revelando  talentos.
As texturas com tecidos, areia e sementes coloridas deram vida a releituras inspiradas em pipas, espantalhos e brincadeiras com um grande repúdio à guerra e tudo a favor da paz.
A Educação Infantil nos brindou com um toque infantil do universo do menino de Brodósqui.
O sagrado, as brincadeiras, as cirandas e as pipas nos levam a um tempo onde podia-se brincar de amarelinha sob o manto da noite salpicada de estrelas.
Os olhares são multifacetados, inspirados no mestre das tintas e pincéis, Cândido Portinari.
 Parabéns, pequenos...vocês são os nossos artistas do futuro!
Bem vindos ao universo Portinari!!!! 
Liliana Azevedo Nogueira

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

DOM BOSCO!

 “Dom Bosco jovem, teu nome é uma canção.
Dom Bosco jovem, te amamos de coração.
Tu foste amigo dos jovens
Dos pobres tu foste a esperança.
Fizeste brotar tantos risos
que hoje não sais da lembrança...”
Este foi o Hino de Dom Bosco, interpretado pelo maternal 01 daTia Elisa na Sexta-feira Cultural!
No dia 16 de agosto comemoramos o dia de Dom Bosco, esta foi a data em que ele nasceu, no ano de 1815. Nós da família Salesiana, temos Dom Bosco como exemplo de amor e cuidado com as crianças e os jovens. Fizemos nossa homenagem com muito carinho e com um jeitinho muito especial! Mais uma vez nossos pequenos deram um show, nada melhor do que a sinceridade e gestos singelos para prestar uma bela homenagem!

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Acolhidas diárias do Pré-Maternal 02

No mês de Agosto comemoramos o Dia de Dom Bosco. Porém, durante todo o ano ele é lembrado nas nossas acolhidas diárias. Quando chegamos à escola, tia Anny e os amigos do Pré-maternal 02 fazem a rodinha no tapete para agradecer o dia, o nosso alimento, recordar as regras escolares e conversar sobre as novidades do dia.
Durante as conversas, conseguimos perceber as crianças que já estão desenvolvendo mais a fala, que completam as melodias das músicas e que acompanham a professora na imitação dos gestos.
Essa turminha é muito animada! Aprendemos a cultivar o amor de Dom Bosco todos os dias! E com isso, aprendemos que podemos agradecer tudo o que temos e somos. Fica conosco Jesus, no nosso coração! 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Aulas de Informática

As aulas de informática estão a todo vapor! O 1º Período utiliza sites educativos e softwares educacionais como o Cuca Legal e Edubuntu para se aventurarem no mundo da informática e aliarem suas aprendizagens a momentos de brincadeiras com jogos e muita ludicidade.
De acordo com LEVY (1994), "novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo das comunicações e da Informática. Escrita, leitura, visão, audição, criação e aprendizagem são capturados por uma Informática cada vez mais avançada”.
Um dos objetivos da introdução da informática no processo de ensino-aprendizagem é que esta tecnologia estimule as crianças e potencialize seu desenvolvimento intelectual, paralelamente ao seu desenvolvimento psicossocial, uma vez que sua coordenação motora está se estabelecendo concomitantemente a seus gostos e relações sociais.
Por fim, a utilização da Informática como ferramenta pedagógica promove aulas mais criativas, motivadoras, dinâmicas e proporcionam aos alunos novas descobertas e aprendizagens, proporcionando autonomia, curiosidade, cooperação e socialização.

Literatura Infantil

Semanalmente, as crianças do 1º Período visitam a Biblioteca Infantil e entram em contato com diversos portadores textuais. Lá eles se divertem ouvindo e interpretando histórias!
Esta relação criada entre a criança e a literatura desenvolvem as competências da leitura, da escrita, da linguagem oral e visual.
Bakhtin (1992) se expressa sobre a literatura infantil, abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.
Depois da visita à Biblioteca, todas as crianças constroem em sala de aula um feedback a cerca do que foi vivenciado e é através dos registros que elas se expressam e demonstram o que foi mais significativo e o que mais gostaram das histórias.

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Comemoração dos 140 anos da Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora - FMA - 05/08


 

No dia 08/08, as crianças da Educação Infantil do CENSA - Campos/RJ fizeram uma linda e emocionante homenagem às Irmãs Salesianas em comemoração aos 140 anos da Fundação do Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora.

A congregação das Irmãs Salesianas foi fundada em 1872 por Dom Bosco e Madre Mazzarello em Mornese,  cidade da Itália.
Dom Bosco já trabalhava na Itália com meninos carentes e tinha como ideal salvar a juventude através do uso de uma pedagogia preventiva, baseada no amor, na amizade e no espírito de família.
 Maria Mazzarello ao conhecer Dom Bosco se apaixou por sua missão e decidiu entregar sua vida a Deus em favor das meninas de Mornese. 

Maria Mazzarello se tornou Madre Mazzarello e formou junto com mais algumas jovens o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora. De tempos em tempos aumentou o número de irmãs em todo o mundo e hoje são mais de 1.500 em todo o mundo! Em todos os 5 continentes existem Irmãs Salesianas multiplicando o carisma de Mazzarello, que hoje podemos chamar de místagogia, a pedagogia de amor de Madre Mazzarello.
Aqui no CENSA, temos 7 Irmãs que escrevem todos os dias, junto com crianças, jovens, professores, funcionários, pais  e toda a comunidade educativa de Campos, páginas importantes dessa história de fé, trabalho e educação da juventude que começou em Valdocco e Mornese.
As crianças da Escola Infantil, apresentaram para as Irmãs um teatrinho sobre o sonho de Dom Bosco (que marca o início de sua missão de mestre da juventude) e depois cantaram em italiano o hino das FMAs: Oh qual Sorte! Foi um momento de emoção para todas as professoras que são ex.alunas e convivem com essas irmãs que fizeram e marcaram história nas suas vidas e na comunidade campista.

Somos muito felizes por contar com a presença de cada irmã: Irmã, Suraya, Irmã Luzia, Irmã Aparecida, Irmã Carmelita, Irmã Guiliana, Irmã Emília, Irmã Djanira, pois cada uma com seu jeito todo especial de encarnar o espírito de Mornese faz a diferença e marca todos aqueles que passaram e passam pelo CENSA - patrimônio da nossa cidade de Campos.

Feliz 140 anos de história! E que venham mais e mais anos, pois cada uma de nós, professoras nos sentimos tocadas e impulsionadas (inspiradas) a continuar a manter viva a chama do espírito salesiano em nosso cotidiano! Somos realmente apaixonadas por essa escola e pelo ideal de Dom Bosco e Madre Mazzarello!

É por isso que acreditamos que "Não basta começar, é preciso continuar, lutar sempre...todos os dias!(Madre Mazzarello)
E comungamos com o que escreveu nossa Madre Yvone Reungoat em sua carta 929:
Olhemos o futuro com fé e esperança para continuarmos a realizar o sonho de Dom Bosco sobre o nosso Instituto: ser o monumento vivo da sua gratidão à Auxiliadora e o seu agradecimento prolongado no tempo.” 
Com carinho,

Liliana Azevedo Nogueira (supervisora da Educação Infantil do CENSA e ex. aluna salesiana - FMA)



quinta-feira, 2 de agosto de 2012

"Sentindo as letrinhas" - Trabalhando as letras do alfabeto e as percepções tatéis

 A percepção é a capacidade de reconhecer e compreender os estímulos recebidos. Ela está ligada à atenção, a consciência e a memória. Assim, os estímulos possibilitam a percepção e a discriminaçao.
Dessa forma, a turma 12 curtiu a brincadeira de adivinhar (reconhecer) as letrinhas do alfabeto através do tato, sem nenhum apoio visual e auditivo, desenvolvendo assim, os pequenos músculos, a atenção, a concentração, a auto-confiança, reconhecendo e identificando as letras do alfabeto pelas suas formas, realizando uma mediação entre o sentir e o pensar.

Oba, é hora de brincar com a arte!

Depois de ouvir a história da "Festa no Céu", as crianças do 1º periodo turma 12, realizaram a confecçao do casco da tartaruguinha, que na história de quebra todinho.
Utilizando a técnica de recorte e colagem, as crianças se divertiram muito, cortando jornais para confeccionarem o casco da tartaruga.
Esta atividade é importante para o desenvolvimento da coordenação visomanual de cada criança, englobando movimentos de pequenos músculos em harmonia, na execução da atividade utilizando dedos, mãos e pulsos, além de desenvolver e estimular o gosto pela arte, a criatividade, a inventidade, utilizando-se de diferentes técnicas e materiais.

Dança da Cadeira - Aula de Psicomotricidade

A psicomotricidade tem uma dupla finalidade, que é assegurar o desenvolvimento funcional, levando em consideração as possibilidades da criança e ajudar a sua afetividade a se expandir e equilibrar-se.
Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação com o ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem da criança.
Diante desse contexto, nós do 1º período 12, nos divertimos muito com o jogo (brincadeira) da dança das cadeiras, o qual tem o objetivo de desenvolver as habilidades motoras amplas, o equilíbrio dinâmico, ritmo, a percepção visual e auditiva, a noção espacial, além de aprender a respeitar as regrinhas da brincadeira.
Foi muito legal e divertido!
Ah! Adivinha quem ganhou?
....As meninas! Elas curtiram demais!