segunda-feira, 30 de julho de 2012

O Maternal 03 e a Percepção Auditiva!

As crianças do maternal 03 de tia Dani Rangel, experimentaram um brincadeira super animada que aprimora a percepção auditiva que envolve a recepção e a interpretação de estímulos sonoros através da audição. Nesta percepção identificam-se algumas habilidades como a detecção do som, sensação sonora, discriminação, localização, reconhecimento, compreensão, atenção e a memória, sendo assim parte do processamento auditivo que envolve a investigação do sinal acústico integrando a informação em modelos.
Neste jogo as crianças, com os olhos vendados, deveriam descobrir onde estava o barulho (que era feito por um pandeiro). O objetivo deste,era desenvolver a percepção auditiva e a confiança do aluno em si mesmo.
Foi uma brincadeira muito legal que muito contribuiu para a construção da aprendizagem dos nossos pequenos!

Visita do Maternal 03 à Capela

A turma do maternal 03 de tia Dani Rangel, adoro visitar a casa de Papai do Céu, crianças demonstram grande respeito ao chegar na capela. Em nossas visitas semprecantamos muitas músicas como: Mãezinha do céu, Consagração e entre outras.
As crianças quando entram na capela sempre relatam tudo que estão visualizando, as imagens que tem nos quadros e também relatam sobre Dom Bosco e Madre Mazzarello. Eles falam que Dom Bosco cuidou dos meninos e Madre Mazzarelo das meninas. A cada visita escolhemos uma historia da bíblia para ser contada. A história que eles mais gostaram foi da Arca de Noé.



O MATERNAL 03 E A PERCEPÇÃO TÁTIL

A turma do maternal 03 tia Dani Rangel teve uma tarde super animada! Foi construido um mini circuito para desafiar as crianças, neste tinha: cama de gato com trigo,entrar e sair de um pote alto, procurar as partes que compõem o rosto (olhos, nariz e boca) em um pote cheio de trigo e montar um boneco com as peças que foram encontradas.
As crianças adoraram o desafio e aprenderam muito, através desta brincadeira aprimoramos a percepçaõ tátil, concentração, coordenação global e o equilíbrio.
Essa tarde foi muito boa , aprendemos e brincamos muito!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

VAMOS CUIDAR DA NOSSA SAÚDE!

A pediatra Drª Cristiane Paes deu uma palestra para o 2° e 3° período do turno da manhã enriquecendo o projeto, falando do cuidado que devemos ter com o nosso corpo para ficarmos saudáveis.
Lavar as mãos, tomar banho, comer bem, tomar vacinas, ir ao pediatra, escovar os dentes, brincar e praticar atividades físicas são atitudes imprescindíveis para termos energia, alegria e saúde.
Vamos cuidar do nosso corpo para ter saúde, brincar, estudar e passear.
E você está cuidando da sua saúde? Venha com a gente aprender!

SAÚDE E ALIMENTAÇÃO

¨VERDURA? NÃO!¨ foi o tema disparador da palestra realizada pela nutricionista Yamara Teixeira Martins com as crianças do turno da manhã do 2° e 3°período.
Foi um momento maravilhoso onde as crianças aprenderam a importância de uma alimentação balanceada para uma vida saudável.
Ainda muito pequenos, as crianças já escolhem os alimentos que preferem comer. Se tiverem conhecimento do valor de uma dieta equilibrada, poderão selecionar os alimentos corretamente para ter uma boa saúde e bem estar.
Comer bem é uma maneira de cuidar do corpo e fortalecer a auto-estima.

“Enxergando” com os ouvidos!

Aprender a discriminar os sons pode ser uma atividade muito legal. O 2º período fez uma atividade diferente, a brincadeira do chocalho.
A alfabetização fônica baseia-se na percepção sonora dos fonemas das letras, desta forma quando a criança começa a perceber e diferenciar os fonemas começa a formular suas hipóteses para a escrita. A percepção sonora deve ser trabalhada de diversas formas para que o aluno seja capaz de diferenciar os sons, identificando a origem dos mesmos.
A brincadeira apresentada estimula a percepção auditiva, fazendo com que o aluno, de olhos vendados, perceba de onde o som esta vindo, caminhando em sua direção. Esta atividade também exercita o equilíbrio corporal, lateralidade e auto-confiança.

Agora, você é o (a) artista!

A encenação teatral é uma linguagem artística global, que traz a essência humana de forma natural. A atividade teatral é importante para que o sujeito possa desenvolver sua capacidade de imaginação e interpretação, internalizando as ações de um personagem, reproduzindo-a e fornecendo uma interpretação particular, permeada por características pessoais.
A encenação da história “ A cigarra e a formiga” foi um momento único, de alegria e aprendizado. As crianças ouviram a história e encenaram logo em seguida, perdendo a timidez e mostrando suas potencialidades . Neste momento aprenderam um poucio mais sobre si mesmos, sobre o outro e melhoraram a sua convivência. A história encenada traz consigo uma moral, valores que foram adquiridos naturalmente, de forma lúdica.
“ A palavra "teatro" deriva dos verbos gregos "ver, enxergar", lugar de ver, ver o mundo, se ver no mundo, se perceber, perceber o outro e a sua relação com o outro. Dessa forma, de acordo com a visão pedagógica, o teatro tem a função de mostrar o comportamento social e moral, através do aprendizado de valores e no bom relacionamento com as pessoas.” OSTROWER( 1983)

Aula de Música

A turma 25 , do 2º período do Censa, adora participar da aula de música, tocando na bandinha. A aula de música provoca grande alegria, promovendo um momento de interação social e muito aprendizado.
A música apresenta-se como um fator imprescindível na educação das crianças. Ela contribui para o desenvolvimento psicomotor, socioafetivo, cognitivo e linguístico.
A bandinha é uma atividade que engloba vários aspectos do desenvolvimento. Ela proporciona a organização dos movimentos corporais e melhora a percepção auditiva, por meio da percepção rítmica os alunos podem acompanhar os gestos e tocar os instrumentos, adequando-se à música escutada. Além de promover uma grande felicidade, a música também mexe coma nossa sensibilidade, aflorando sentimentos e sensações muito agradáveis.
Para STABILE citado por ESTEVÃO( 2002,p. 34) “ a música e a dança permitem a expressão pelo gesto e pelo movimento, que traz satisfação e alegria. A criança aprende a se desenvolver através dela.”

Brincando com as sílabas!

O 2º período vem muito animado descobrindo o som das sílabas e começando a decodificar algumas palavrinhas simples.
Assim, com o objetivo de estimulá-los sempre mais, fizemos uma tarde divertida na área. Com figuras e fichas silábicas, cada criança iria tirar uma cartinha com a figura e em seguida, descobrir através da consciência fonológica o som das sílabas que formavam o nome da imagem.
Foi uma diversão só, pois cada criança se animava com o acerto do amigo e ainda ajudava quando algum amiguinho não conseguia achar a cartinha correta.
Segundo ALMEIDA (2010), a consciência fonológica colabora para uma alfabetização bem sucedida, ou seja, prepara a criança para decodificação da língua.
Com isso, trabalhamos brincando essa questão através de jogos de rima, jogos de palavras, canções. Deixando a criança com mais vontade de aprender, pois tudo estará sendo trabalhado de forma divertida e dinâmica.

Enfeitando a escola com bandeirinhas

Em clima de muita animação e festa toda a Escola Infantil se reuniu para deixar a área da nossa escola com um ar junino. Assim, todas as turmas confeccionaram bandeirinhas de jornal.
Dessa forma, podemos trabalhar além da arte, a criatividade e a conscientização ao reaproveitamento, já que o jornal seria jogado fora e nós o reutilizamos de maneira alegre e criativa.
Além de aprender brincando, NUNES AGUIAR (2002) afirma que exposições bem organizadas farão as crianças se sentirem valorizadas, aumentando a auto-estima e reforçando a importância da reciclagem.
E foi isso que observamos de perto nas nossas crianças, pois quando os pais chegaram eles foram correndo mostrar a bandeirinha que eles fizeram para deixar a escola enfeitada para Festa Junina.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

AULAS NA BIBLIOTECA INFANTIL

AS NOSSAS TERÇAS-FEIRAS NA TURMA 35 SEMPRE TERMINAM MUITO ANIMADA. AS CRIANÇAS DESCEM PARA A BIBLIOTECA INFANTIL COM MUITA SATISFAÇÃO. ADORAM ESTAR EM CONTATO COM O MUNDO DA IMAGINAÇÃO ATRAVÉS DAS HISTÓRIAS QUE CONTRIBUEM BASTANTE COM A AMPLIAÇÃO DO VOCABULÁRIO.

Colocando a mão na massa

Essa quarta-feira (11-07-2012) foi uma tarde muito divertida e deliciosa para a turminha da Tia Juliana o Maternal 04 e as outras turminhas do Maternal.
Para trabalhar a letrinha inicial do nosso nome, escolhemos uma maneira diferente e bastante lúdica: Utilizamos massa de biscoito de polvilho .
As crianças colocaram a mão na massa para fazer as lindas letrinhas e os deliciosos biscoitos.
Que delícia...!
“Esse biscoito é uma delícia!” (Maria Laura)
Ingredientes
- 300g de farinha
- um pouco de farinha para polvilhar
- 150g de açúcar
- 250g de manteiga sem estar gelada
- 1 gema de ovo grande
- 2 colheres (chá) de essência de baunilha
- meia colher (chá) de sal
Como fazer:
- Aqueça o forno a 180ºC. Divida a massa em duas. Faça uma metade de chocolate, misturando-a com o pó de cacau.
- Estique a massa, numa superfície enfarinhada.
- Você pode usar a sua imaginação para fazer o formato que quiser do seu biscoito. Coloque-os assadeiros untadas ou não aderentes.
- Asse os biscoitos por 12 minutos, até ficarem dourados. Coloque-os num escorredor para esfriar.
Bom Apetite!!