sexta-feira, 28 de outubro de 2011

"Brincar é um momento de aprendizagens quando as crianças constroem ações compartilhadas com outras crianças, imaginando,construindo e criando. O brincar desenvolve novas descobertas e experiências. É importante valorizarmos o parque como atividade geradora de desenvolvimento intelectual, emocional e social. "

O 1° período 11 da Tia Patrícia se divertiram no parque, inventaram brincadeiras e tiraram muitas fotos. Que animação!

Aulas de Psicomotricidade do 1º período

A psicomotricidade procura dar um espaço de liberdade onde a criança aparece inteira, com seu corpo, emoções, fantasia e inteligência em formação.

Eles adoram fantasiar, brincar e rolar pondo todo o corpo em constante movimento, além da psicomotricidade relacional, que através da brincadeira busca trabalhar os sentimentos e relações, através do abraço, do aperto de mão, do beijo, etc.
"A Psicomotricidade existe nos menores gestos e em todas as atividades que desenvolve a motricidade da criança, visando ao conhecimento e ao domínio do seu próprio corpo. Por isso dizemos que a mesma é um fator essencial e indispensável ao desenvolvimento global e uniforme da criança. A estrutura da Educação Psicomotora é a base fundamental para o processo intelectivo e de aprendizagem da criança".

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

O Software Cuca Legal e sua aplicação na prática pedagógica da Educação Infantil

 
O sistema educativo se depara atualmente com a necessidade de mostrar uma lógica da incerteza, a qual substituiu a lógica determinista até então vigente. Educar, segundo a lógica da incerteza, deve ser compreendido como o estabelecimento de uma sistemática de ensino que privilegie princípios de estratégia, os quais preparem os aprendizes para lidar com imprevistos e com transformações em face da fluidez da realidade que o cerca (BAUMAN, 1999).                                                        
                  Por conseguinte, a implementação do uso de tecnologias como os jogos eletrônicos representa uma preparação do indivíduo (aprendiz) em relação aos desafios dessa nova sociedade (SILVA e CUNHA, 2002), na qual cada pessoa irá cada vez mais atuar junto a máquinas cada vez mais sofisticadas e com Inteligência Artificial cada vez mais elaborada. Relacionar-se com tais aparatos passa a ser parte de um novo sistema de tomada de decisões calcado no dinamismo, na criatividade e no pensamento estratégico.
Mergulhados na atual perspectiva da urgente relação entre tecnologia e ambiente educacional, a Escola Infantil do CENSA utiliza o software “Cuca Legal” de alta interatividade e grandes desafios elaborado pelos profissionais do CENSANET.
O Cuca Legal agrega um caráter lúdico à mediação de habilidades de classificação e seriação, fundamentais ao desenvolvimento da inteligência, promovendo a associação do prazer ao conhecer.

Nas aulas de informática e também em casa, as crianças na faixa etária de 4 e 5 anos utilizam o software “Cuca Legal” como mais um recurso para o desenvolvimento de habilidades básicas como percepção de semelhanças e diferenças, agrupamento, seriação, sequenciação e quantificação, pré-requisitos para a construção do conceito de número.
As professoras utilizam os jogos do software relacionando-os com o contexto de sala de aula e dos projetos. Se estão trabalhando um projeto sobre trânsito, utilizam por exemplo o jogo relacionado aos meios de transporte. Utilizamos também o software para realizar avaliações e intervenções psicopedagógicas, procurando detectar através dos jogos, o nível cognitivo da criança e estimular a construção de algumas habilidades básicas de percepção, quantificação e seriação. O software “Cuca Legal” apresenta uma função educativa, estimuladora e psicopedagógica desenvolvendo o pensamento lógico-matemático essencial para o processo de alfabetização.
Segundo a professora Ellen do 3° período (crianças na faixa etária de 5 anos), “o trabalho com os jogos do software Cuca Legal, estimula o pensamento lógico, pois a criança adquire habilidades como classificação de objetos, através da percepção de semelhanças e diferenças; seriação e sequenciação de elementos por tamanho e cor, além de perceberem a reversibilidade de elementos na ordem crescente e decrescente. 


 Essas habilidades são pressupostos para a aquisição da leitura e escrita, pois auxiliam às crianças a compreender o conceito de letras, sílabas, palavras e frases. É importante registrar que para uma criança identificar e diferenciar graficamente uma letra (ex. e =/= a), ela precisa analisar as diferenças entre as mesmas (habilidade de classificação). 

Também vale destacar o princípio da habilidade de seriação na produção de frases e textos, pois para escrever uma frase ou texto a criança precisa respeitar uma ordem de princípio, meio e fim em suas histórias.”
O uso do software é mais um dos recursos importantes que utilizamos para “turbinar” a alfabetização, processo que inicia-se desde cedo na Educação Infantil do CENSA. Notamos que este trabalho de estimulação lógico-matemática através do CUCA LEGAL, aguça a percepção e atenção das crianças e isso se reflete num processo de alfabetização que ocorre cada vez mais cedo. Dados mostram que geralmente no mês de agosto, 89% das crianças do 3° período (5 anos) já estão lendo e escrevendo alfabeticamente, processo que deveria ocorrer apenas no 1° ano de escolaridade do Ensino Fundamental. 

Constata-se um excelente desenvolvimento no aspecto cognitivo e motor das crianças ao utilizar o software, pois as crianças têm mostrado a cada dia maior destreza ao utilizar o mouse e maior atenção aos detalhes, demonstrando uma evolução do pensamento figurativo para o pensamento operatório.

Liliana Azevedo Nogueira (Supervisora da Escola Infantil do CENSA)

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

QUEM FAZ O TRÂNSITO É VOCÊ.

A turma da Tia Jenifer do maternal 01 preparou uma SEXTA CULTURAL animada e com um cenário lindo sobre praia e trânsito.
Buscando mostrar tudo aquilo que estão aprendendo sobre o Projeto Trânsito, as crianças cantaram e dançaram as músicas da XUXA: ¨DIRIGINDO MEU CARRO¨e ¨ATRAVESSANDO A RUA.¨
Neste Projeto sobre Trânsito o nosso maior objetivo, é proporcionar momentos de aprendizagem que possibilitem o envolvimento no trabalho preventivo sobre o trânsito, compreendendo sua utilidade, funcionamento e importância na coletividade. Portanto, durante este semestre em que o projeto é realizado, as crianças tem a oportunidade de participar de diversas atividades que contribuem de forma dinâmica e significativa para o seu desenvolvimento cognitivo e social.

PROCURE SUA LETRA.

 A professora Patrícia do 1° período 11 está animada com as aulas de Psicomotricidade Relacional. Na aula PROCURE SUA LETRA às crianças em trio ficavam dentro do bambolê procurando a letra do seu nome. Foi uma aula prazerosa e divertida. .

Essas aulas proporcionam nas crianças o conhecimento do seu próprio corpo, as relações com os amigos e ampliam limites sócioafetivos.
"A Psicomotricidade Relacional é um método de trabalho que proporciona um espaço de legitimação dos desejos e dos sentimentos no qual o indivíduo pode se mostrar na sua inteireza, com seu medos, desejos, fantasias e ambivalências, na relação consigo mesmo, com o outro e com o meio, potencializando o desenvolvimento global, a aprendizagem, o equilíbrio da personalidade, facilitando as relações afetivas e sociais."