quarta-feira, 27 de abril de 2011

Páscoa Colorida!

As crianças do 1º período de Tia Isabelle aprenderam os símbolos da Páscoa - reproduzindo o ovo (um dos símbolos da Páscoa) de uma forma diferente! Pintando os ovos bem coloridos, fazendo uma arte diferente.



Eles curtiram muito!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Psicomotricidade Aquática!

Semanalmente as crianças da turma 24 participam com muita alegria e motivação das aulas de psicomotricidade aquática. Experimentam o conhecimento dos movimentos do próprio corpo através de atividades coletivas e dinâmicas.

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Tríduo da Páscoa - 1° Dia: Entrada de Jesus em Jerusalém

  Neste ano de 2011 vamos vivenciar a Páscoa de um modo diferente.Todos os dias vocês deverão abrir o e-mail enviado pela coordenação da Escola Infantil, entrar no link e assistir a um pequeno vídeo com seu(sua) filho (a) sobre a verdadeira história da Páscoa. Gostaríamos que esse momento se transformasse em reflexão para toda a família. É importante mostrarmos para a criança o verdadeiro sentido da Páscoa: a renovação, celebração da vida e da esperança cristã, através da história de Jesus e sua ressurreição.

1°. Dia: Entrada de Jesus em Jerusalém (Domingo de Ramos)
Jesus ensinou os segredos maravilhosos do Reino de Deus a todas as pessoas. Muitas pessoas foram testemunhas de seus milagres e acreditaram que Ele seria rei. Acompanhe a história de hoje junto de alguém da sua família: “Entrada de Jesus em Jerusalém” no video acima.
Após assistir ao filme converse com um adulto (papai e/ou mamãe) refletindo as seguintes questões:
·         Por que será que Jesus (o filho de Deus), o rei dos reis, preferiu entrar em Jerusalém montado num burrinho? Que mensagem Jesus quis deixar para nós, seus amigos?
Reflexão: A comemoração da entrada do Senhor em Jerusalém, com a bênção e a procissão dos ramos é vivenciada no Domingo de Ramos. O louvor das pessoas era o reconhecimento da pessoa de Jesus como o filho de Deus, o mensageiro da paz. Entretanto, Jesus prefere entrar na cidade montado num jumento, assumindo sua missão de Salvador manso e humilde.

Gesto concreto: Neste fim de semana (domingo) convide a sua família para ir a sua igreja (culto, santa missa). Faça uma oração, depois registre com um belo desenho e leve-o para a escola para partilhar com seus amigos e professora este momento.
Oração: Senhor, eu te amo e necessito de Ti, estás no meu coração. Peço-te que semeie em meu coração o Teu espírito de mansidão e humildade. Quero ser sinal de Deus no meio de todos que convivem comigo. Amém.

Tríduo da Páscoa - 2° Dia: A última ceia




2°. Dia: A última Ceia: Instituição da Eucaristia

Hoje você e sua família vão assistir a mais uma história da vida de Jesus e a Páscoa.Peça ao papai ou a mamãe para assistirem juntos ao vídeo acima:“A última ceia de Jesus”.

Converse com algum adulto (papai e/ou mamãe): O que o pão e o vinho que Jesus partilhou com os apóstolos significam hoje para nós?

Reflexão: Na véspera da festa da Páscoa, como Jesus sabia que havia chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. A Eucaristia (a comunhão) foi instituída durante a noite em que Jesus ceou com seus amigos, preparando-os antecipadamente para a Ressurreição. Jesus quis mostrar aos apóstolos e a toda a humanidade que estará sempre vivo na Eucaristia por amor..., por nós.
Em todas as missas há dois momentos importantes que lembram a Última Ceia, chamados de Consagração e de Eucaristia, os quais nos lembram que Jesus está presente em nossos corações e nos mantém unidos a Ele através da hóstia consagrada que recebemos na comunhão.

Gesto concreto: Leve para a escola um pacote de biscoitos para doar a uma criança carente.

Oração: Jesus, fique sempre comigo, proteja a minha família e a torne a cada dia mais unida em seu amor!Rezar um Pai-nosso.

Biblioteca Infantil: lugar de ludicidade e imaginação!

Um dos lugares que as crianças mais gostam é a Biblioteca Infantil, pois além de ouvirem várias histórias eles se sentem à vontade com os fantoches, soltam a imaginação e se deixam levar pela fantasia, fazendo do ambiente um verdadeiro conto de fadas!!!

Tríduo da Páscoa - 3° Dia: Morte e Ressurreição de Jesus!

 





3°. Dia: Morte e ressurreição de Jesus

Convide o papai e/ou a mamãe para assistir mais um pouco da verdadeira história da Páscoa: “Morte e ressurreição de Jesus”.

Reflexão: Um grande silêncio reinou sobre a terra. Um grande silêncio e uma grande solidão, porque o Rei Jesus, filho de Deus feito homem adormeceu. Jesus morreu na carne, mas ficou vivo nos corações de todos aqueles que conheceram e conhecem os milagres e o bem que deixou para o mundo. Jesus adormeceu por três dias! Mas no 3°.dia, no domingo, Jesus ressuscitou! A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo.

Gesto Concreto: Querida criança pesquise e recorte de revistas, algo que represente a vida: crianças brincando, flores, pássaros, rios, etc. Depois construa um cartaz e como título escreva: ELE VIVE! (leve-o para a escola e partilhe com sua professora e colegas).

Oração: Senhor, pela ressurreição de vosso Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, fizestes brilhar no mundo a alegria. Fazei que, pela intercessão da Virgem Maria, vossa Mãe, cheguemos às alegrias da vida. Cuida de nosso lar. Dá-nos hoje o pão de tua palavra. Fica conosco, Senhor, para que possamos ser sinal da RESSURREIÇÃO, presença de vida, de luz, de amor, de esperança, de felicidade...Amém.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Brincando com Bambolê

As brincadeiras estão presentes na rotina do 2º período! Os momentos de descontração, também contribuem para o desenvolvimento global do educando.
Na brincadeira com o bambolê eles aprendem a trabalhar em grupo, um amigo precisa ajudar o outro para que o grupo vença (cooperação); assim como o desenvolvimento de habilidades psicomotoras como: pular, passar o bambolê pelo corpo, agilidade e equilíbrio.





Este foi um momento de descontração, interação e principalmente de aprendizagem para as crianças do 2º período, que se divertiram muito e pediram bis!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Caixa dos Sentidos


O Maternal está com uma novidade: a caixa dos sentidos! Esta tem o objetivo de estimular o sentido das crianças.Nesta caixa há mãozinhas com diferentes texturas visando a utlização do tato, potinhos com cheirinhos, bons e outros nem tanto, para que os pequenos utilizem o olfato, balas com diferentes sabores (azedos, doces e amargas) e diferentes sons, feitos com chocalhos e sombra de diversos objetos conhecidos para que as crianças identifiquem.O momento de utilização da caixa é muito divertido, as crianças se encantam com a novidade e se divertem ao manusear cada objeto.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Uma surpresa no Maternal: a pegada das cores!

O Maternal na última semana aprimorou os seus conhecimentos com o jogo: "Pegada das cores", que tinha como finalidade trabalhar as cores primárias. As crianças deveriam jogar o dado e tinham que falar e pular na cor correspondente do lado do dado que caiu. Com as brincadeiras a aprendizagem fica mais alegre e prazerosa, além de torná-la significativa para os nossos pequenos!
A turma 24 da Tia Juliana, está conhecendo o verdadeiro sentido da Páscoa através da história vivenciada por Jesus contada na Bíblia e no data show.
Desta forma, estão compreendendo o significado dos símbolos da Páscoa e a explicação de ganhar e presentear as pessoas com ovos de Páscoa.

JESUS ESTÁ VIVO NO NOSSO CORAÇÃO!

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Aprendizado Divertido

A turma 13 da Tia Inglidy adora o circuito realizado na área da Escola Infantil!Nele, as crianças deveriam passar por obstáculos como mesas, cadeiras e no final, ainda tinham que encontrar a (s) letra (s) inicial (ais) do nome misturadas com o alfabeto móvel.Não podemos deixar de lembrar que as brincadeiras ao ar livre proporcionam momentos de ludicidade e descontração.

Nesta etapa é fundamental que as crianças tenham acesso à Psicomotricidade (as aulas de Educação pelo Movimento), pois ela ajuda os nossos pequenos a perceber o seu corpo no espaço e desenvolve habilidades motoras amplas.
Uma outra atividade que eles adoram é a Caixa Lógica - o principal objetivo dela é trabalhar a seriação, isto é, os tamanhos grande, médio e pequeno.As crianças foram desafiadas pela professora à colocarem os objetos na ordem crescente e depois na ordem decrescente.A atividade foi bem aproveitada pela turma, que ficou bem feliz e esperta com as nossas conquitas!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Identificando a letra do nome!

As crinaças do Maternal aprenderam de forma diferente, significativa e saborosa as letras do seu próprio nome e dos amigos. Através do "macarrão de letrinhas" eles puderam visualizar as letras iniciais do seu nome e a dos seus amigos com muita curiosidade e diversão. Em seguida, degustaram esse macarrão delicioso!
Devemos reforçar também a importância de uma boa alimentação para que haja um crescimento saudável dos nossos pequenos.

Brincando com Argila

A Escola Infantil do CENSA proporciona atividades que de forma interativa e lúdica, auxiliam no processo de construção da escrita das crianças.Desta forma, o 1º período da professora Inglidy utilizou a argila para confeccionar as letras do nome das crianças.Foi um momento de grande troca de aprendizagens, em que foram desenvolvidas várias habilidades como: a motricidade fina, a orientação espacial, além da identificação das letras do seu próprio nome e dos seus amigos.

sexta-feira, 1 de abril de 2011

APRENDER BRINCANDO!

As crianças do 2º período 24 (Tia Juliana), experimentam e saboreiam a aprendizagem sempre com um gostinho de quero mais!
Através das diversas atividades extrovertidas e significativas que realizamos diariamente durante as tardes.