quinta-feira, 31 de março de 2011

Rotina animada do 1º período!

A turminha do 1º período 12, sabe que em dias de calor nada melhor do que refrescar-se na piscina, e foi isso que nossa turma fez. Brincamos e aprendemos muito!
Uma das brincadeiras que a nossa turma mais gosta é jogar bola. Corremos, pulamos e brincamos muito na quadra, liberando toda a energia; além de desenvolvermos cada vez mais a coordenação motora e a socialização! E nesse dia tão divertido, nada melhor do que um lanche ao ar livre em um lindo dia de sol! Os nossos dias são cada vez mais ricos de ludicidade com a Biblioteca Infantil. Local onde as crianças exploram a imaginação, e deixam-se levar pelas histórias que atraem a atenção de todos.Com esses dias tão divertidos, ricos de aprendizados significativos, de alegria, não podemos deixar de dizer que a nossa escola é sensacional!

terça-feira, 29 de março de 2011

O 1º período e a sua auto-imagem!

O 1º período 14 avança a todo o vapor nas descobertas!
Numa aula de Psicomotricidade as crianças completaram sua auto - imagem no espelho.
"A auto-imagem pode ser definida como a visão que temos de nós mesmos, o nosso 'retrato mental' baseado em experiências passadas, vivências e estímulos presentes e expectativas futuras. Inclui a forma o tamanho, as proporções do nosso corpo, nossos sentimentos em relação a ele e suas partes segundo nossa avaliação.
A aquisição desta se dá por meio da aprendizagem. Ao interagir com as pessoas que lhe são importantes a criança recebe retorno verbal e não verbal que reforça suas particularidades. A avaliação que faz de si surge a partir da avaliação que os outros fazem dela” (http://www.tommaso.psc.br/site/artigos/?id_artigo=108)

É o primeiro período descobrindo a si próprio!

Alfabeto Ilustrado!

As crianças do 1º período 15 adoraram participar da brincadeira do Alfabeto Ilustrado.
Demonstraram grande alegria na descoberta das letrinhas.
Foi uma maneira contextualizada e lúdica de trabalhar as letras do alfabeto, fazendo com que o aprendizado sej
a cada vez rico e significativo!


Robótica na Educação Infantil do CENSA!

As aulas do 3º período 33 com o material do LEGO EDUCATION estão a cada semana mais encantadoras!O tema e a contextualização das histórias tem proporcionado grandes trocas de aprendizagens.As crianças constroem com segurança, criatividade e cooperação.
Nesse processo, o "brincar fazendo" inicia a criança no mundo da tecnologia e da globalização!


O mundinho das boas atitudes do 2º período!


O 2º período 22 vem aprendendo com o livro: "O mundinho de Boas Atitudes" da autora Ingrid Biesmeyer, que apesar das nossas diferenças, queremos viver felizes.

Algumas palavras ou atitudes, como: por favor, obrigado, com licença, entre outras, tornam a convivência mais feliz com o mundo e com as pessoas.
Esse livro se faz essencial para que os alunos mantenham o exercício da cidadania, do respeito a si mesmo, aos outros e ao mundo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Reunião de Pais

Parceria - Pais e professores da Escola Infantil


Na quinta feira, dia 24/03/2011 realizamos uma reunião para os pais das crianças da Escola Infantil.
Na reunião apresentamos as metas, estratégias, atividades e metodologias desenvolvidas na Educação Infantil do CENSA desde 1 ano e 6 meses até 6 anos de idade.
A educação infantil do CENSA dá ênfase a muitas atividades, entre elas a música, a psicomotricidade, a educação tecnólogia, a lógico-matemática, pastoral entre outras, vivenciadas a partir da proposta de Projetos de Trabalho, que culmina num processo de alfabetização significativo e prazeroso.
Agradecemos a presença dos pais e mães, pois a parceria escola-família contribui significativamente para um desempenho de sucesso na escola e na vida!
Esperamos contar sempre com essa parceria!
Um abraço, equipe de supervisão e coordenação da Escola Infantil.

domingo, 27 de março de 2011

Descobrindo as cores!

Acabamos de chegar... conhecemos a escola e agora vamos descobrir as cores.
Durante esses dias fizemos diversas brincadeiras...

Brincamos com bolas coloridas, caça ao tesouro amarelo na casa da tartaruga, correspondências de cores com pecinhas e atividades com cola colorida.

Estamos descobrindo que as cores estão presentes em todos os lugares, alegrando cada vez mais as nossas vidas e nossas tardes.


Explorando as cores

As férias acabaram, está na hora de estudar, brincar com os amigos... E que tal reecontrar as cores? A turminha do Maternal 02 está muita animada para brincar com as cores. E você que jogar com a gente um basquete diferente? Então pegue uma bolinha e acerte no saquinho da cor correspondente.

Depois desse divertido jogo, vamos brincar de pendurar as cores no varalzinho? Mas lembre-se, cada cor deve ficar presa no pregador da cor correspondente!


E com um sol tão bonito, nada melhor do que um banho de mangueira!


Uma tarde fresquinha e bem colorida!!!

Dia da Experiência!

Nesta quinta-feira (24/03/2011), as turminhas do maternal das tias Danielle Rangel e Juliana Campos experimentaram diversas sensações. Através de uma experiência muito divertida, as crianças puderam vivenciar diferentes texturas com a tinta guache.

Receitas: .

1- Tinta Fofa:

* Duas xícaras de creme de barbear;

* Uma xícara de cola branca;

* Um pote de tinta guache.

2- Tinta Áspera:

* Duas colheres de sopa de sal;

* Um pote de tinta guache.


Olha só que diversão:
*Maternal 02

*Maternal 04

E depois de muita pintura que tal um banho de mangueira?

Em meio a tanta tinta, não precisamos nem falar o tamanho da diversão e do aprendizado!

terça-feira, 22 de março de 2011

Carnaval animado na Educação Infantil!


A Escola Infantil do Auxiliadora entrou no ritmo do Carnaval! Com lindas fantasias os alunos esbanjaram alegria e descontração.



Tivemos muitas músicas, um desfile de máscaras e marchinhas, muito confete e serpentina. Cada turma apresentou a sua marchinha com muita alegria.

A comemoração se fez essencial para integração e socialização de nossas crianças!