terça-feira, 6 de setembro de 2011

O CensArt 2011 é encerrado com uma linda homenagem aos pais!


A arte na Educação infantil tem papel fundamental na construção de um sujeito crítico, fornecendo-lhe experiências que o ajudem a refletir, desenvolver valores, sentimentos, emoções e uma visão questionadora do mundo que o cerca. De acordo com Edith Derdyk, "a criança, ser global, mescla suas manifestações expressivas: canta ao desenhar, pinta o corpo ao representar, dança enquanto canta, desenha enquanto ouve histórias, representa enquanto fala".
É nesta perspectiva que organizamos este ano uma homenagem aos papais da Escola Infantil articulando muita dramatização, criatividade, música e canto.
As crianças do 3° Período encenaram a fábula: A cigarra e a formiga" destacando a importância do trabalho e dos bons exemplos para um futuro de sucesso.
Dedicamos aos Papais da Escola Infantil a fábula, pois o pai é na família, o provedor, aquele que desperta em seus filhos desde muito cedo bons hábitos e os faz entender a importância do trabalho como sinal de compromisso e responsabilidade.
O CENSA valoriza as artes plásticas, pois estas representam uma habilidade fundamental para profissões que poderão ser assumidas pelas nossas crianças, no futuro, como: engenharia, arquitetura, desenho industrial, entre tantas outras.

Após a dramatização, as crianças do Pré-maternal, maternal, 1°. e 2°. períodos também realizaram sua homenagem aos "papais" cantando músicas e dançando com muita empolgação e criatividade.Os pais se emocionaram ao constatar a espontaneidade e alegria de seus filhos, seus pequenos artistas e suas grandes obras-primas!
Nestas pequenas atividades estamos inserindo as crianças no mundo da comunicação e da informação!
No CENSA, instituição salesiana, os educadores estão atentos a realidade comunicativa, pois seus fundadores Dom Bosco e Madre Mazzarello foram grandes comunicadores, pessoas que usaram das artes:dança, música e teatro para introduzir no coração das pessoas a crença nas suas potencialidades.
Isso é educomunicação, toda a ação comunicativa que se dá no espaço educativo, ou seja, a comunicação interpessoal, de grupo, da organização, de massa, realizada com o objetivo de produzir ecossistemas educativos. A imagem do ecossistema nos lembra a pedagogia do ambiente, tipicamente salesiana, e o estilo da coordenação.
 

Agradecemos a presença de todos que apreciaram as atividades do CENSART e acreditamos que é esse espírito de família salesiana que envolve e hermana pais, professores, irmãs e crianças que faz a diferença na educação e no sucesso futuro dos nossos pequenos!




































Deixamos aos queridos pais uma bela mensagem: O que é ser Pai?

SER PAI ... é compreender, cheio de regozijo, que o fruto de seus sonhos é agora uma realidade palpitante, ternura viva e olhar inocente. É perceber suas olheiras enormes e a satisfação de ver seu tenro rebento dormindo, ainda que você não possa dormir.
SER PAI ... é conhecer a maravilha que possui ao levá-lo, pela primeira vez, à escola e vir seus olhos chorosos porque não quer separar-se de você e sentir na alma a dor de afastar-se, deixando-o no meio de outros egoísmos que, porém, o ensinarão a compartilhar.
SER PAI ... é ensinar seu pequeno a falar com Deus pela primeira vez, e o ensinar a rezar por todos. SER PAI ... naõ é uma tarefa, É UMA VOCAÇÃO! Ninguém estuda para sê-lo, mas aprende a vivê-la com os desafios e as alegrias que ela impõem. Ser pai, é eternizar-se nos filhos!! É receber de Deus um dom vivo e todas as alegrias que isso lhe proporcionará! SER PAI é uma missão divina, que coloca o ser humano próximo de seu criador, pois assim como o Ser Supremo que nos guia, o PAI deve ser o FAROL dentro da vida de seus filhos, encaminhando-os no difícil trilhar dessa existência. SER PAI é vencer o cansaço de um dia de trabalho e com o coração em festa sentar com o filho para ver um desenho animado, uma prosinha maneira, ouví-lo falar de seus aprendizados de vida: "Pai, a "tia" nos ensinou hoje que primeiro deve estar sempre a obrigação, depois a diversão". Ah... O tempo passa e os primeiros passinhos transformam-se em largas passadas e o garoto que um dia era um pirralho, hoje lhe ultrapassa a altura. Sim a missão é pesada e difícil, mas a recompensa virá no êxito do filho amado, no despertar e ver o homem que VOCÊ criou.

Parabéns, papai! Feliz Dia dos Pais!


 










 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário